top of page
  • Foto do escritorSamara S.

Cloro: héroi ou vilão?

Atualizado: 1 de mar.



O consumo de cloro é visto pela Organização Mundial de Saúde (OMS) como importante no tratamento de água desde que em volumes seguros. Quando esses volumes são ultrapassados, o risco de intoxicação com o produto é relativamente alto.


O cloro é uma substância química que causa muitos efeitos colaterais no corpo humano. O produto desencadeia a produção de radicais livres no organismo, que são altamente cancerígenos e que causam danos celulares.


Não é incomum o abastecimento de água municipal ter níveis de cloro superiores aos recomendados. Assim que é possível constatar que em algumas cidades, onde o uso do cloro na água tratada é maior, também são maiores os casos de câncer do rim, bexiga e vias urinárias.


Durante o banho o perigo do cloro aumenta. É que o vapor de um banho quente pode conter até 20 vezes a concentração de cloro da água de torneira! Daí que a maior parte do cloro é absorvido através da pele e inalado no vapor de um banho, o que é pior do que se você tivesse bebido cinco copos de água da torneira. O calor e o vapor do chuveiro abrem os poros permitindo uma alta taxa de absorção de cloro e outros produtos químicos.


A inalação de vapores de cloro e outros produtos químicos é uma causa de suspeita de bronquite e asma. Um relatório publicado no American Journal diz que o cloro contribuiu para aumento em certos tipos de câncer, irritações de pele e asma e afirmou que “até 2/3 da exposição foi prejudicial devido à absorção pela pele e inalação de cloro na água do chuveiro”.


Por isso que os especialistas recomendam o uso de filtros de qualidade para remover o cloro da água da sua casa, da água do seu chuveiro e da água que você ingere. Ter água potável é de bom senso e irá protegê-lo de potenciais problemas de saúde.



34 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page