top of page
  • Foto do escritorSamara S.

O que acontece quando bebemos pouca água?

Atualizado: 9 de abr.




A água representa de 40% a 80% do peso total do ser humano e as funções vitais dos nossos órgãos dependem dela para acontecer. A quantidade de água que precisamos ingerir pode variar, mas, em média, precisamos tomar 2 litros de água por dia para suprir todas as necessidades do nosso organismo.


O que acontece é que muita gente espera ter sede para beber água. Porém, a sede já é um sinal de alerta de que a quantidade de líquidos no organismo já se encontra abaixo do nível desejado. Por isso, não espere a sede chegar e o seu corpo ficar com os níveis de água na reserva. Reabasteça seu organismo com frequência.


E o que acontece com o nosso corpo quando bebemos pouca água?


Dor de cabeça e tonturas:

Nosso cérebro é um dos órgãos que mais demanda água e a desidratação pode causar dor de cabeça e tontura. Quando há pouco líquido, ocorre uma contração dos vasos do cérebro, que gera uma sensação dolorosa. Ademais, sem água suficiente, algumas substâncias não estão diluídas, e o rim não consegue eliminá-las de uma maneira eficaz.

 

Urina escura:

Isso ocorre devido a uma concentração mais alta de ureia, que ajuda a eliminar as proteínas ingeridas. Sem água suficiente, o corpo retém o líquido que está armazenado e reduz a eliminação de água pelos rins.

 

Suor com odor mais forte:

Quanto menos diluídas estão as toxinas que devem ser liberadas pelo corpo, mais forte será o odor do seu suor.

 

Prisão de ventre:

Aumentar a ingestão de água pode ser um ótimo remédio para quem sofre de prisão de ventre. É que os movimentos peristálticos, realizados de modo involuntário pelo tubo digestivo, dependem da hidratação.

 

Irritabilidade e cansaço:

A água participa de diversas reações químicas no organismo. Assim, pouca água pode resultar em irritabilidade e cansaço.

 

Câimbras:

Os músculos também precisam de água para funcionar de modo adequado. Sem líquido suficiente, o resultado pode ser o aparecimento de cãibras.

 

Secura na boca e pele:

Pele e boca secas são sinais tardios, mas significam um forte indício de que você precisa aumentar a ingestão de líquidos.

Fontes:


42 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Commentaires


bottom of page