O consumo de água não tratada pode causar a contaminação por substâncias e microrganismos prejudiciais para a nossa saúde. Conheça algumas das doenças que podem ser transmitidas para pessoas e animais ao se ingerir água não filtrada:
1. Diarreia:
A ingestão de água e alimentos contaminados com a bactéria Escherichia coli, também conhecida como E. coli, pode causar dores abdominais e de cabeça, febre, vômito, calafrios e diarreia aguda. Quadros de diarreia podem levar à desidratação, o que é muito perigoso, principalmente para crianças, gestantes, idosos e pessoas imunodeprimidas.
2. Amebíase
A amebíase é causada por um protozoário que recebe o nome de Entamoeba histolytica. Entre os sintomas mais perigosos da amebíase estão dores abdominais acompanhadas de diarreia com sangue e muco.
3. Cólera
A bactéria Vibrio cholerae é o agente causador da cólera, doença que se manifesta por meio de uma diarreia leve em 80% dos casos. Porém, também existem casos graves dessa enfermidade, em que episódios constantes de diarreia aquosa podem levar a pessoa enferma a perigosos quadros de desidratação.
4. Disenteria bacteriana
As bactérias do gênero Shigella são os agentes causadores da disenteria bacteriana. Uma pessoa infectada por esses microrganismos pode apresentar dores abdominais, febre e diarreia com fezes sanguinolentas. A transmissão dessa doença de veiculação hídrica se dá pelo contato com água e alimentos contaminados.
5. Hepatite A
A hepatite A é uma doença que pode manifestar sintomas ou não. Apenas uma pequena parcela de doentes apresenta febre, dores musculares, vômito, icterícia, fezes amareladas e urina escura. A principal forma de contaminação é a ingestão de água e alimentos contaminados com fezes de pessoas infectadas.
6. Ascaridíase
Você provavelmente conhece alguém que já teve lombriga. A ascaridíase, que também recebe esse nome popular, é muito comum no mundo todo. A ingestão de água e alimentos contaminados com ovos do parasita é a principal forma de contaminação. Os sintomas são diversos, entre eles cólicas, diarreia, vômito e presença dos vermes nas fezes.
Fonte: https://blog.brkambiental.com.br/doencas-de-veiculacao-hidrica/
Comentarios