top of page
  • Foto do escritorSamara S.

Eu realmente preciso trocar a vela do meu filtro a cada 6 meses?



Sim, você precisa trocar a vela (ou refil) do seu filtro a cada seis meses. Essa é a orientação da maioria dos fabricantes e se deve ao fato de que após esse período o refil perde sua capacidade de reter as partículas de sujeira e deixa de garantir que a água que você está consumindo esteja realmente limpa e livre de contaminantes.


Um pequeno estudo realizado em Singapura comparou amostras de água da torneira com água filtrada da mesma residência. A maioria das amostras de água da torneira continha contagem bacteriana de 9 mil, dentro do limite local de segurança. Mas esse número foi para 25,4 mil na água retirada de um filtro cuja troca estava vencida há um mês.


"Se você não fizer a manutenção adequada, o filtro, no mínimo, não irá trazer nenhum benefício. Ou a água pode sair dele com qualidade até pior do que quando entrou", afirma o professor de engenharia civil e ambiental Detlef Knappe, da Universidade Estadual da Carolina do Norte, nos Estados Unidos.


Para garantir que a qualidade da água em sua casa permaneça sempre boa, é fundamental que a troca do refil seja feita no tempo correto. Afinal, os elementos filtrantes possuem um tempo de vida útil determinado e, passado esse tempo, a eficiência da filtragem pode ficar comprometida e, consequentemente, a qualidade da água também.


Se não for possível identificar o momento da troca através da data, você deverá prestar atenção na qualidade da água que sai do purificador. Ela não deve apresentar gosto, cheiro ou cor. Outro indicador de que está na hora de trocar o refil é quando a vazão da água diminui, indicando que existe um acúmulo de sedimentos no interior do refil que está impedindo que a água flua normalmente.


Fontes:

35 visualizações0 comentário

Posts recentes

Ver tudo

Comments


bottom of page