O cloro pode ser tóxico não apenas para os microrganismos, mas também para os humanos. Para humanos, é irritante para os olhos, vias nasais e sistema respiratório.
A maior preocupação é com o uso de cloro na água que sai dos chuveiros elétricos. Isso porque o cloro em contato com a água quente é transformado em vapor e é absorvido mais rapidamente pelo corpo através da pele e das narinas, podendo levar ao desenvolvimento de condições clínicas muito mais graves do que se fossem ingeridos pela boca.
A exposição contínua à água clorada pode levar a irritações de pele e queda na qualidade dos fios de cabelos e unhas, além do desenvolvimento de eczema, uma doença de pele caracterizada por coceiras, ressecamento e elevação de temperatura da pele.
Outro risco associado ao banho com água clorada é o desenvolvimento de bronquite e asma causados pela inalação excessiva de vapor de cloro em banhos e águas quentes.
É exatamente para evitar esse tipo de problema que o uso de filtros específicos para chuveiros é considerado por muitos a maneira mais inteligente de reduzir o volume de cloro na água que entra em contato com a sua pele.
Comments